Conheça os principais tipos de pincéis para maquiagem e suas funções – Roberta Alcala

Na hora de fazer a maquiagem, seja ela elaborada ou básica para o dia a dia, tudo precisa ficar uniforme em seu rosto. Existem diferentes técnicas no mundo da make e para facilitar cada processo, você precisa conhecer os principais tipos de pincéis de maquiagem.

Sabendo diferenciá-los e utilizá-los no momento certo, o resultado final pode ser incrível e surpreendente. No post de hoje, listamos cada um deles e suas funções. Confira!

Conhecendo os tipos de pincéis de maquiagem

O material e o formato dessas ferramentas influenciam no acabamento final. O tipo de cerda, por exemplo, faz toda a diferença. As sintéticas são ideais para produtos líquidos, já as naturais para produtos em pó.

Itens com cerdas longas garantem um efeito esfumado na maquiagem, enquanto as curtas dão um efeito mais intenso. Além disso, alguns modelos são versáteis, podendo ser aplicados em áreas distintas.

Pincéis para base e corretivo

Para passar a base e o corretivo, há vários modelos no mercado. Um dos mais utilizados é o Língua de Gato — com cerdas sintéticas, tem o formato achatado e arredondado na ponta — que ajuda a espalhar o produto de maneira uniforme e, ainda, dá o efeito de alta cobertura.

Para quem gosta de um aspecto mais natural, um dos produtos mais usados para aplicar a base é o Pincel Duo Faber. O Duo Faber diminui a cobertura da base e consequentemente, deixa a pele com um acabamento mais leve. Na hora de passar o corretivo, aplique com movimentos rotativos para que a cobertura fique uniforme.

Pincel para pó facial

O pincel para aplicar o pó precisa ser macio e ter muitas cerdas naturais. O objetivo dele é cobrir de uma só vez as áreas do rosto, selar a parte abaixo dos olhos onde o corretivo foi aplicado, além de deixar a pele mais natural. A dica é passá-lo como se estivesse fazendo carinho no rosto.

Pincéis para blush e contorno

O blush serve para marcar as maçãs do rosto, para um melhor uso a escolha do pincel depende do efeito que você desejar. Os pincéis arredondados causam um aspecto natural e esfumado. Já os de cerdas chanfradas têm uma aplicação mais precisa, deixando o local mais marcado.

Os mesmos pincéis para o blush podem ser reaproveitados para fazer o contorno do rosto. Entretanto, caso você queira contornar o queixo, o nariz e abaixo das maçãs, o ideal é aplicar com um pincel pequeno para dar precisão ao traço. Em seguida, esfume com o pincel maior.

Pincéis para sombras

Para aplicar sombras em toda a pálpebra, o ideal é usar o pincel de esponja. Já para esfumar ou marcar o côncavo, use um pincel com cerdas curtas e macias. Para delineador, use o pincél chanfrado, chato ou angular. Esse mesmo pincel pode ser usado para contornar a boca.

Pincéis para sobrancelhas

Nas sobrancelhas se usa o pincel pente — de um lado a ferramenta é uma escova macia, do outro é um pente duro e firme. Essa última parte serve para pentear as sobrancelhas, e a parte macia para aplicar sombra. Além disso, muitas maquiadoras utilizam o pincel chanfrado para a aplicação.

Pincel para iluminador

Para finalizar a make, nada melhor que aplicar um iluminador. O pincel perfeito para essa etapa é o pincel redondo de iluminar A29 (Macrilan). Ele cria um efeito suave, sem deixar a pele com aparência oleosa. Para limpar os resíduos que caem na pele durante a produção da maquiagem, utilize o pincel de leque.

Todas essas dicas têm o objetivo de agilizar os processos no seu dia a dia, então não deixe de testá-las. Se você usa outros tipos de pincéis de maquiagem que também são ideais para um resultado perfeito, compartilhe com a gente e com os outros leitores. É só deixar seu comentário no post!

Quer descobrir mais dicas como essas? Então aproveite para nos seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram!

Associe-se a Lista VIP da Rô (WhatsApp) toda semana com arrasadoras novidades, sorteios, eBooks, lives e eventos: bit.ly/RobertaAlcala.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *